6961
Membros
223
Prog Ativos
62052
Prognósticos

Autor Tópico: Qual é o vosso horizonte temporal?  (Lida 5402 vezes)

Offline NunoMelo

• Rico
  • Pontos Tipster: 18
    • Academia do Investidor Professional em Apostas Desportivas
Qual é o vosso horizonte temporal?
« em: 04 de Maio de 2008, 11:08 »
Qual é o meu horizonte temporal?

Na maior parte das situações da nossa vida ou definimos, ou alguém nós impõe, um horizonte temporal. Isto é, uma data ou um período de tempo ao fim do qual é medido um objectivo. A forma como medidos é variada, pode ser simplesmente se o objectivo foi concluído ou não mas, também em que medida é que o objectivo foi concretizado (objectivos parcialmente atingidos). Os horizontes temporais servem para decidir se o nosso esforço/tempo vale ou valeu a pena. Penso que é uma boa forma de encarar as etapas das nossas vidas definir horizontes temporais, nem que seja porque servem de check point´s.

Nos mercados bolsistas uma das primeiras coisas que o investidor deve descobrir é o seu horizonte temporal isto é, quanto tempo define para que um negócio seja considerado bem sucedido. Ao descobrir o horizonte temporal está de certa forma a descobrir o seu perfil. Existem pessoas que preferem mais negócios de curta duração e com % de lucro mais pequenas outras preferem menos negócios de média duração com % de lucro superior. Estou disposto a aplicar o meu dinheiro num produto para receber 40% ao fim de quatro anos? Eu não mas, se calhar estou disposto a esperar 5 ou 6 meses para os ganhar 10%. Ou seja, tenho um horizonte temporal de curto/médio prazo!

No entanto, em termos de apostas nunca tinha aplicado este conceito e recentemente percebi a importância de como apostador definir qual é o meu horizonte.

Vamos supor que eu decido seguir um serviço de picks, à partida devo definir alguns aspectos:

1º Quanto dinheiro estou preparado para perder nesse negócio?

Quando eu compro um serviço dito profissional é porque quero resultados, então decidi que quando perder 5 unidades de dinheiro investido saio fora desse negócio. Claro que tenho de estar preparado para que o tipster recupere e até de lucro mas, a perspectiva de ainda perder mais dinheiro assusta-me mais que o conformo de recuperar essas 5 unidades. Até porque eu sei que existem mais tipsters e que em cada 10 tipstes pelo menos 7 vão ser bem sucedidos. O que eu quero dizer é que quando decidimos seguir um tispter temos de ter um stop losse caso contrario um dia acordamos e percebemos que acabamos por perder mais do que aquilo a que estávamos dispostos e isso ainda resulta numa retracção noutros negócios por ventura mais lucrativos (que também é uma forma de perder dinheiro). Há que saber ganhar assim como há que saber perder.

2º Quanto dinheiro quero ganhar com este negócio.

Quando decido seguir um tipster sei que há custos e riscos associados a isso. Nem que seja porque vou ter de estar disponível para apostar ou até mesmo por custos associados ao próprio serviço. Um serviço dar lucro não é a única condição para eu o seguir pois, tenho de ter a perspectiva de com o lucro ganho, pagar as despesas e o meu esforço e só depois estou a ter lucro. Então para eu me sentir satisfeito no final do tempo que segui dado serviço tenho de ter ganho 6 a 8 unidades/mês em média. Não me parece uma boa aplicação de dinheiro em investimentos de alto risco para ganhar 20 unidades num ano. Este é o meu horizonte!

3º Quanto tempo quero ter banca para dedicar a um dado negócio.

Tipicamente quando decido seguir um tipster faço-o pela época regular em que ele aposta (6 a 8 meses… em ténis, futebol, NBA por ai fora). Espero chegar ao fim da época e ter ganho 35 unidades ou mais. Não me faz muito sentido dedicar uma banca e distender diariamente tempo para o fim de 6 meses ganhar 20 unidades…Não é que o negócio seja falhado mas, também não o classifico como bom negócio.
Vou utilizar esta Framework na escolha dos próximos investimentos e vamos ver como corre.

Offline miguelyn

• Administrador
  • *
  • Pontos Tipster: 1044
Re: Qual é o vosso horizonte temporal?
« Responder #1 em: 04 de Maio de 2008, 11:55 »
Muito boa análise, sem dúvida :venia: :bom:

Offline Dunadan

• Moderadores
  • *
  • Pontos Tipster: 359
    • http://static.guim.co.uk/sys-images/Media/Pix/pictures/2000/11/17/Caunes_Antoine.jpg.gif
« Responder #2 em: 04 de Maio de 2008, 13:55 »
Só há um problema: nem todos os bons handicappers se revelam certinhos e regulares para renderem por exemplo, cinco unidades de lucro mensal. Eu já vi um que acabou a NBA com +50 unidades de lucro na presente temporada regular que terminou a meio de Abril do corrente ano a ter uma primeira cold streak de quatro semanas e outra de cinco semanas e após ambas, ainda conseguiu melhor os anteriores "picos de lucros". Vai na volta até teve alguma sorte.

E este ano, na MLB tenho visto essa tendência também de períodos menos conseguidos a durarem perto de quatro/cinco semanas em pelo menos três casos. Em um deles, os últimos sete dias, tirando ontem, foram sempre a somar. Noutro, a primeira semana foi excelente, depois foi sempre a enterrar. E um terceiro em duas semanas quase que recuperou as perdas todas das primeiras três.

Períodos maus todos os cappers vão ter, só que uns têm piores do que outros. Ter uma banca funda e não inventar com "alavancagens" é fundamental ou acaba-se falido antes do tempo e depois quando os tipsters recuperam a boa forma, fica-se a ver navios.

Horizontes de curto prazo (mensal) podem ser usados para topar cold streaks ou períodos irregulares. No caso dos primeiros, parar de apostar para quem tem bastante experiência e conhecimento das fases do handicapper pode-se revelar um excelente negócio, principalmente se souber voltar a segui-lo quando o mesmo volta novamente a acertar.

Saltar de cavalos a meio das corridas arrisca-se a tornar pior emenda que o soneto.

Para mim o ideal é saber quando começa determinada Liga ou Temporada, escolher um bom handicapper com registos com pelo menos três anos, o "ideal" é um mínimo de cinco e segui-lo de início ao fim. +40 unidades de lucro ao fim de seis meses, dividindo a banca por 100 e apostando quase sempre uma unidade por aposta, parece-me um bom rendimento.

O maior risco está na possibilidade de o handicapper em questão se ter vendido aos bookies, algo que não é tão infrequente nos "States" por exemplo. :s :nervoso:
"(...) o que, certamente, não ajudará a manter os níveis físicos dos jogadores, durante toda a partida, e portanto, também os níveis de espectacularidade deste jogo (...)"

Offline miguelyn

• Administrador
  • *
  • Pontos Tipster: 1044
« Responder #3 em: 04 de Maio de 2008, 15:43 »
(...)

Horizontes de curto prazo (mensal) podem ser usados para topar cold streaks ou períodos irregulares. No caso dos primeiros, parar de apostar para quem tem bastante experiência e conhecimento das fases do handicapper pode-se revelar um excelente negócio, principalmente se souber voltar a segui-lo quando o mesmo volta novamente a acertar.

(...)

Evidentemente. E nesses mesmo exemplos que referiste, se reparares, parei no meio da cold, perdão, ice streak e agora que começam a aquecer os motores estou outra vez fisgado em retomar. E engraçado eu ter dito, na altura que parei de apostar, que só o voltaria a fazer daí a umas 3 ou 4 semanas... bingo.

Ou seja, pegando no artigo do Nuno_Melo. Eu creio que os únicos "horizontes temporais" aconselháveis, são os de curta, curta-média duração.

Mas claro, pormenor importante e que referiste. A experiência para saber quando saltar fora e quando voltar é absolutamente imprescindível. ;)

Offline NunoMelo

• Rico
« Responder #4 em: 04 de Maio de 2008, 21:55 »
Só há um problema: nem todos os bons handicappers se revelam certinhos e regulares para renderem por exemplo, cinco unidades de lucro mensal. Eu já vi um que acabou a NBA com +50 unidades de lucro na presente temporada regular que terminou a meio de Abril do corrente ano a ter uma primeira cold streak de quatro semanas e outra de cinco semanas e após ambas, ainda conseguiu melhor os anteriores "picos de lucros". Vai na volta até teve alguma sorte.

Claro que nem todos os cappers que são bons capperes podem render 6 a 8 unidades por mês. Mas, para eu me sentir bem tenho de ter esse retorno. Por isso é que é o meu horizonte. Até porque eu quero ter as 6 a 8 unidades em média. Se o capper der 12 unidades no primeiro mês e zero no segundo ainda esta na média.

E este ano, na MLB tenho visto essa tendência também de períodos menos conseguidos a durarem perto de quatro/cinco semanas em pelo menos três casos. Em um deles, os últimos sete dias, tirando ontem, foram sempre a somar. Noutro, a primeira semana foi excelente, depois foi sempre a enterrar. E um terceiro em duas semanas quase que recuperou as perdas todas das primeiras três.

Eu estou ciente desse facto, acredita:P! A questão para mim é saber quando parar e retornar. É mais ou menos como comprares acções que esperas que se vão valorizar. Podes comprar o BPI depois venderes e mais tarde voltares a comprar. É a ideia que eu estou a tentar passar nos capper, seguíres até violarem uma barreira (suporte) e voltares a seguíres caso entendas que esse suporte existe outra vez.

O que me parece descabido é seguir o capper, estar a perder mais do que aquilo que queremos e continuar a segui-lo com a ideia de que ele vai recuperar. E se for sempre a perder? Prefiro fechar já e depois logo se vê.

Períodos maus todos os cappers vão ter, só que uns têm piores do que outros. Ter uma banca funda e não inventar com "alavancagens" é fundamental ou acaba-se falido antes do tempo e depois quando os tipsters recuperam a boa forma, fica-se a ver navios.

Sem duvida que isso é uma verdade

Horizontes de curto prazo (mensal) podem ser usados para topar cold streaks ou períodos irregulares. No caso dos primeiros, parar de apostar para quem tem bastante experiência e conhecimento das fases do handicapper pode-se revelar um excelente negócio, principalmente se souber voltar a segui-lo quando o mesmo volta novamente a acertar..

Vai na corrente da minha ideia.

« Última modificação: 04 de Maio de 2008, 21:57 por NunoMelo »

Offline Dunadan

• Moderadores
  • *
    • http://static.guim.co.uk/sys-images/Media/Pix/pictures/2000/11/17/Caunes_Antoine.jpg.gif
« Responder #5 em: 04 de Maio de 2008, 22:07 »
A questão é que os cappers são humanos e não se sabe bem quando começam a enterrar nem quando voltam a recuperar.

É preciso reunir dados durante vários anos para teres tal sistema afinado. Pelo que vi até agora nos desportos americanos, quem tem resultados notáveis, quando enterra, enterra durante pelo menos umas quatro a cinco semanas. Mas os dados de amostra ainda são poucos para suportar tal hipótese.

Mas isto do "fade and tail" é mesmo uma arte, para maximizar os ganhos na banca, especialmente quando a mesma é mais reduzido. ;)
"(...) o que, certamente, não ajudará a manter os níveis físicos dos jogadores, durante toda a partida, e portanto, também os níveis de espectacularidade deste jogo (...)"

Offline SoLaRy

• Multimilionário
  • Pontos Tipster: 75
« Responder #6 em: 04 de Maio de 2008, 23:10 »
Este artigo que o nuno está a expôr é muito interessante, no entanto, tenho uma opinião semelhante à do Dunadan pois considero as apostas um investimento de longo prazo. Não o assemelho ao mercado bolsista onde podemos ter um horizonte temporal curto ou longo. Porque é que tenho esta opinião? porque na bolsa tem-se inúmeros dados e consegues perceber em que momentos deves sair, mas nas apostas não consegues saber a melhor altura para sair.Sou apologista de seguir o capper até ao fim através de uma gestão de banca correcta, de modo a não perdermos o nosso dinheiro antes de o capper "mostrar serviço".

Ficou a opinião de um recente apostador  ;)

Offline NunoMelo

• Rico
« Responder #7 em: 04 de Maio de 2008, 23:29 »
Este artigo que o nuno está a expôr é muito interessante, no entanto, tenho uma opinião semelhante à do Dunadan pois considero as apostas um investimento de longo prazo. Não o assemelho ao mercado bolsista onde podemos ter um horizonte temporal curto ou longo. Porque é que tenho esta opinião? porque na bolsa tem-se inúmeros dados e consegues perceber em que momentos deves sair, mas nas apostas não consegues saber a melhor altura para sair.Sou apologista de seguir o capper até ao fim através de uma gestão de banca correcta, de modo a não perdermos o nosso dinheiro antes de o capper "mostrar serviço".

Ficou a opinião de um recente apostador  ;)

Durante muito tempo pensei assim e se agora estou a tentar ver a questão de outro prisma é porque não tive contente com os resultados.

Claro que para mim isto é um investimento a médio/longo prazo mas esse prazo é quanto?

A questão aqui é só esta: Até onde devemos estar a perder dinheiro?

Eu tenho de ter um stop loss!

Offline NunoMelo

• Rico
« Responder #8 em: 04 de Maio de 2008, 23:31 »
A questão é que os cappers são humanos e não se sabe bem quando começam a enterrar nem quando voltam a recuperar.

Sem dúvida! O que estou aqui a tentar dizer é sair fora quando damos conta de uma possível descida.
Tu sabes que eu não saio do cavalo ao mais pequeno problema. Gosto de aguentar firme mas, se conseguir passar por cima de uma ou duas semanas de prejuízo....

Offline bickat

• Rico
  • Pontos Tipster: 5
« Responder #9 em: 08 de Maio de 2008, 15:20 »
Para teres lucro a longo curso precisas sempre de um esquema bem estudado que te dâ vantagem sobre o que tas...sempre.
Isso de cappers e os seguir Ha muitas variancias, o capper tens de ter grande conhecimento no ramo, por exemplo perceberes bem de nba e seguires uns cappers..poderás ter uma noçao do raciocinio e etc..k pode dar frutos, ou mesmo seguir À risca e teres lucro, mas o facto é que podes ter prejuizo, ou caso pior ainda, tar um mes ou dois com bastante prejuizo e até pode ser nao pelo saber ou nao saber do que faz mas sim porque ou teve xatisses com a mulher..ou teve uma doença alguem da familia etc..tudo variaçoes que nao sabemos e que pode ser a chave para o problema, é o mesmo que dizeres que o ronaldinho gaucho é optimo jogador e sabes que o é, mas por exemplo agora vê o serviço que ele ta a prestar à equipa...o mesmo acontece com cappers ou outro profissional que precise de concentraçao.
Eu nao sou muito nem conheco muito o ramo dos cappers, e por onde se baseia para ter lucros e os seus estudos e etc, o que sei é que os cappers, podem dar prejuizo ao fim da epoca mesmo serem bons no que fazem..nao é algo garantido.
Agora para teres lucros nisso ou noutra componente qualqure ligados a apostas...é teres esta linha em primeiro lugar:
Se perder 1 em cada 4 é bom...se perder 1 em cada 8 é excelente!
se conseguires arranjar esquemas que te façam seguir esta linha...terás lucros a longo curso sempre..
Falas em stop loss, isto de cappers para introduzires stop loss é muito relativo porque o grafico de perdas e ganhos mensais do capper nao serao iguais a esta epoca, ou mes seguinte...sempre poderas ver os picos e seguir por eles...mesmo que suba mais ou menos o prejuizo será reduzido e o lucro grande...se houver stop loss em perda de -5 como disseste e limit profit a +8..a longo curso terás grande lucro, mas para o teres terás de saber aplicar isso no ramo em que tas e em que factores te assentas...como saber nas epocas anteriores quantos dias ele enterrou, se enterra mais ou enterra menos, onde é a maioria de vezes que cai perante um lucro, se ta dois tres dias a subir, se haverá tendencia para começar a perder...tens de fazer um estudo aprofundado, como qualquer negocio se for pa meter dinheiro a valer tem de ser estudado, ou seja, investir tempo...

Offline Dunadan

• Moderadores
  • *
« Responder #10 em: 08 de Maio de 2008, 19:27 »
Uns cinco anos pelo menos para ficares bem a conhecer determinado capper e mesmo assim, reza para que ele não se venda à primeira oferta para se tornar bookie ou line maker. ;)

Cada capper tem o seu ritmo, há cappers que são mais instáveis na sua progressão ou regressão, outros que quando enterram, enterram por largos dias, mas quando rendem, também rendem semanas e semanas.

E sobre conhecer o máximo de cada capper, o bickat também tem muita razão no que diz, pois quanto mais informação se tiver, melhor se percebe porque é que um gajo está a dar mais prejuízo do que seria de esperar.

Em termos de horizontes temporais, o ideal é o de campanha. Cada temporada regular é uma campanha e no final da mesma fazem-se as contas. Ao fim de uns três anos já se pode ter uma ideia mais precisa de quando começam a falhar ou recomeçam a acertar, isto se mantiverem sempre a mesma regularidade.

Mas mesmo assim, implementar stop-losses nas apostas, é muito, muito complicado.

Offline Diogo Carvalho

• Magnata
  • Pontos Tipster: 384
« Responder #11 em: 10 de Maio de 2008, 15:17 »
Excelente topico. Ainda ha pouco tempo pensei em subscrever cappers. Mas nao sei por qual começar e essa coisa de ele se vender aos bookies assustou-me. Gosto de estilo do Andre Gomes por exemplo, faz poucas apostas e ganha bem. É muito melhor fazer 2 em 3 do que 7 em 10 mesmo que se lucre a mesma quantia. Ja agora, quantos cappers segues Dunadan? Como os escolhes exactamente?

Offline Dunadan

• Moderadores
  • *
« Responder #12 em: 10 de Maio de 2008, 15:34 »
Faço as escolhas em termos de rendimento por temporada, especulando, esperando e rezando para que repitam a proeza ano após ano.

Offline Diogo Carvalho

• Magnata
  • Pontos Tipster: 384
« Responder #13 em: 10 de Maio de 2008, 16:07 »
Faço as escolhas em termos de rendimento por temporada, especulando, esperando e rezando para que repitam a proeza ano após ano.

e tem corrido bem? como fazes se um capper apostar +7,5 e outro -7,5 no mesmo jogo? se os quatro cappers fizerem a mesma pick poes 4 unidades? quanto achas que deve ser a stake minima para valer a pena subscrever serviços deste genero?

Offline Gomez

• Sem Dívidas
  • **
  • Pontos Tipster: 1
« Responder #14 em: 10 de Maio de 2008, 16:23 »
Bom tópico. Já agora, já viram um site que "supostamente", pois não sei se é verdade ou não, que faz essa analise por nós? Custo de 100£ ano.
Cumps
Money, money, money ,must be funny, in the rich man’s world, always sunny