Sturm Graz – Zestafoni
3 de Agosto
19h30
O campeão austríaco, Sturm Graz, está com dificuldades em convencer, neste início de época 2011/12. A eliminatória frente ao Videoton não foi brilhante, longe disso, com um 2-0 e um 2-3, mas, pior do que isso, a equipa teve um início desastroso de Bundesliga austríaca, contando dois empates e uma derrota nas três primeiras jornadas, e ocupando, para já, um decepcionante 10º e último posto. A verdade é que é sempre complicado discernir o quanto a equipa se tem poupado para resolver as duas eliminatórias europeias que lhe permitirão jogar o play-off de acesso à Champions, mas os resultados internos não têm sido nada animadores. O mesmo não se dirá, certamente, em relação às perspectivas de passagem nesta 3ª pré-eliminatória, já que o Sturm Graz trouxe um empate a uma bola da Geórgia, num encontro em que o resultado acabou por ser melhor do que a exibição. Não admira, visto que o Zestafoni faz do factor casa a sua grande força, até porque, fora de portas, a equipa deixa muito a desejar. Ainda na última ronda, frente ao modesto Dacia Chisinau, da Moldávia, o Zestafoni viu a eliminatória tremida, perdendo por 2-0 após a categórica vitória por 3-0, em casa, e com o resultado construído ainda integralmente na 1ª parte. De resto, em termos de competições europeias, o Zestafoni conseguiu apenas não perder 4 dos 8 encontros disputados fora do seu estádio e, tirando o jogo que não perderam frente ao Helsinborgs, em 2009/10 (2-2), nenhum dos outros é motivo de particular orgulho: Győri ETO (1-1, em 08/09), Lisburn (5-1, em 09/10) e Faetano (0-0, em 10/11). Nos outros encontros, derrotas frente a Tobol, Dukla, Karpaty e Dacia, sendo ainda de realçar que o Zestafoni não marca um golo europeu fora de casa desde 09/10, tendo, depois disso, ficado a zeros com o Faetano (San Marino), Dukla (Eslováquia), Karpaty (Ucrânia) e Dacia (Macedónia).
Agora, com o Zestafoni a precisar de marcar na Áustria, acredito que a abordagem ao jogo seja consideravelmente mais ofensiva, factor que o Sturm deverá aproveitar. Na temporada passada, o Sturm recebeu também uma equipa da Geórgia – na altura, o Dinamo Tbilisi -, também na 3ª pré-eliminatória, mas da Liga Europa, e venceu confortavelmente por 2-0. Em resumo, o Strum parece, neste início de 2011/12, particularmente interessado na sua prestação europeia e, após a derrota do passado fim-de-semana (Kapfenberg, 0-3), os austríacos quererão com certeza ultrapassar esta eliminatória com uma vitória convincente perante um adversário que é muito menos perigoso fora de portas. Onzes prováveis:
Sturm: Gratzei; Ehrenreich, Dudic, Burgstaller e Popkhadze; Wolf, Weber, Muratovic e Kainz; Kienast e Bodul.
Zestafoni: Kvaskhvadze; Eliava, Khidesheli, Oniani e Aladashvili; Aptsiauri, Grigalashvili, Menteshashvili e Daushvili; Gelashvili e Dvali.
Pick: Sturm Graz 1.53@Bet365