Liga Espanhola
19:00
Getafe x Real Madrid
A contar para a jornada número 22, teremos frente a frente a equipa do Getafe frente ao actual líder Real Madrid.
O Getafe encontra-se na 9ª posição do campeonato com 27 pontos, tendo um registo de 7 vitórias, 6 empates e 7 derrotas. É uma equipa bastante compacta, e que defende bastante bem, pelo que me parece que apesar de jogar em casa irá recuar no terreno frente ao poderoso Real Madrid, e aproveitar momentos de contra-ataque. Apesar disso, não espero ver uma equipa a jogar para um empate. É uma equipa que sabe equilibrar o jogo, e se por um lado sabe defender bem, aproveita sempre que pode quando tem oportunidade de subir contra a baliza contrária. O jogo não vai ser entregue facilmente. O Real Madrid vai comandar, vai ter um maior número de posse de bola, mas vai sofrer para quebrar o escudo criado pelo Getafe. Se o Real Madrid avançar muito no terreno algo que estou à espera, vai permitir mais espaços à equipa do Getafe.
O Getafe é uma equipa que joga melhor em casa, onde se sente mais confortável. A jogar em casa apresenta um registo de 4 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota, onde perdeu pela margem mínima de 0 – 1 frente ao Rayo. A barreira defensiva do Getafe é difícil de ultrapassar, é uma equipa agressiva (no bom sentido), e muito compacta, com uma grande entre ajuda defensiva. A contar para o campeonato marcou 22 golos e sofreu 26, sendo que apenas 6 deles foram sofridos em casa, o que prova que esta equipa sente-se mais confortável a jogar no seu reduto. Apesar disso, é de realçar que marcou mais golos fora, 13 contra 9 em casa.
É verdade que em Espanha existem dois campeonatos completamente distintos. O primeiro, a luta permanente pelo título, entre as duas equipas claramente superiores: Barcelona e Real Madrid. E o segundo, a luta entre várias equipas pelas competições europeias. Se para as outras equipas o título não passa de uma miragem, as competições europeias são bem reais, visto que nessa posição as equipas estão bastante equilibradas. O Getafe está apenas a 2 pontos da Liga Europa, linha da qual é separado por Málaga (28 pontos) e Atlético Madrid (29 pontos). Qualquer desaire pode significar uma queda livre na classificação, o que mostra que o Getafe não pode simplesmente entregar o jogo, podendo ganhar aqui pontos fundamentais na luta pelos objectivos da equipa.
O jogador chave a ter em conta na equipa do Getafe é Miku. O jogador venezuelano é o melhor marcador da equipa e é bastante rápido, o que faz com que aproveite bem os contra-ataques para criar desequilíbrios na defesa contrária. Apesar de ser avançado, o jogador tem a tendência a descair para o lado direito do ataque, e neste jogo não deverá ser diferente, podendo aproveitar as subidas do lateral esquerdo do Real Madrid, que deverá ser Fábio Coentrão, se Marcelo não recuperar a tempo. Aliás, se for Marcelo, dará também apoio ao ataque. A única maneira de Mou parar este factor, é se jogar com Marcelo na esquerda e com Coentrão a médio defensivo. Assim, Coentrão poderá descair para a esquerda quando o Real ataca, criando uma linha defensiva de três jogadores, prevendo assim contra-ataques. No entanto, não me parece que seja uma opção válida. Primeiro, porque Marcelo está lesionado, e depois porque ainda há a incógnita de Xabi Alonso. Xabi também corre o risco de ficar de fora por lesão e se assim for, o Real vai perder o elo de ligação entre os defesas e os jogadores criativos. Não será fiável a troca de um construtor por um jogador tampão.
Sahin também não deverá actuar neste encontro, a impressa espanhola tem destacado o facto de Mourinho querer proteger o jogador, colocando-o em campo apenas quando atingir a melhor forma. Khedira tem trabalhado à margem do grupo e também não deverá ser opção. Espero que o meio-campo do Real seja composto por Granero (que tem sido muito utilizado ultimamente) e Lass.
Lass será sem dúvida o jogador que ocupará tarefas mais defensivas, enquanto Granero é um jogador que gosta de subir mais no terreno, e não dará tanta ajuda defensiva à equipa, o que será mais uma amostra de que o contra-ataque do Getafe poderá fazer danos.
O Getafe já venceu o Barcelona este ano em casa (1 – 0), o jogo foi bastante sofrido e mostrou o espírito guerreiro desta equipa. A equipa vem de 6 jogos sem perder (7 em casa).
Mallorca 0 – 2 Getafe
Málaga 2 – 2 Getafe
Getafe 0 – 0 Ath Bilbao
Zaragoza 1 – 1 Getafe
Racing 1 – 2 Getafe
Levante 1 – 2 Getafe
Nos últimos 6 encontros, o Getafe só esteve em branco por uma ocasião. Curiosamente, em casa, onde apresenta um menor número de golos marcados, mas marcou em todos os outros, nos quais só ficou pelo under 1,5 por uma ocasião.
O Getafe tem uma média de 1 golo por jogo em casa, e uma média de 0,67 golos sofridos. Apresenta 56% dos jogos sem sofrer golos em casa e apenas 33% deles sem marcar. Só em 22% das ocasiões os encontros em casa do Getafe ficaram over 2,5 golos.
Luis García, técnico do Getafe, não se via nas possíveis ausências na equipa madridista. “Se não estiver Marcelo, estará um jogador que custou 30 milhões.”
“O Real Madrid é a equipa que apresenta melhor forma, mas vai defrontar um bom Getafe” Foi desta forma que o técnico lançou o encontro, relembrando que o Getafe já pontou com boas equipas, e que já fez grandes jogos, mesmo que às vezes tenha de sair derrota. Sabe que o Real Madrid está numa boa forma, mas também acha que a sua equipa vive o seu melhor momento. Apela aos seus jogadores que discutam o jogo mas avisa para as perdas de bola: “Se o Real te rouba a bola, mata-te”. Realça ainda o facto de ter de defender atrás quando a equipa que defronta tem jogadores como Benzema, Ronaldo, Kaka e Ozil.
Do outro lado temos uma super equipa, da qual já espero tudo. A verdade é que o Real conseguiu ganhar uma vantagem confortável sobre o Barcelona, que pode relaxar a equipa. Mas, o Real Madrid não se mostra relaxado em nada, se por um lado 7 pontos é muito, basta dois deslizes para que tudo mude de direcção, e a equipa está consciente disso mesmo. É proibido perder pontos, de forma a acabar com a hegemonia do Barcelona. O Real ganhou posse de bola e poderio ofensivo com a entrada de Kaka e Ozil juntos no onze. E deverá continuar assim, visto que Di Maria ainda treinou à parte.
No lado esquerdo deverá actuar Coentrão e o intocável Ronaldo. Sendo que o Real poderá jogar com Higuain ou Benzema na frente, pelo que qualquer um deles será letal. O Real goza ainda de um suplente que se tem mostrado eficaz, o canterano Callejon.
As dúvidas deverão ficar na defesa e meio-campo. Por um lado, Sergio Ramos poderá regressar ao lado direito, que tem sido habitado por um grande número de jogadores. Apesar de Ramos estar a satisfazer bastante como central, o lado direito tem perdido com isso. Em caso de regresso ao lado direito, a dupla de centrais deverá ser Pepe e Ricardo Carvalho. Se bem que o lado direito poderá ainda ser habitado por Altintop ou Arbeloa, jogadores que não dão tantas garantias à equipa, pelo menos do ponto de vista ofensivo.
No meio-campo, há as ausências certas de Khedira e Sahin, sendo que fica em dúvida a presença de Xabi Alonso. O meio-campo poderá ser entregue à dupla Lass e Granero.
O Real Madrid de 2,9 golos marcados fora e de 0,6 sofridos. Tem 60% dos jogos fora sem sofrer golos e apenas 20% sem marcar golos. Em 70% dos encontros ficaram over 2,5 golos.
O Real Madrid tem sofrido alguns golos esta temporada, ainda que não tenham sido muito preocupantes, é sempre um registo a ter em conta. O Getafe sofre menos golos em casa e o Real sofre menos fora, mas vejo um jogo com garra, com duas equipas a lutarem pelos pontos. Certamente que com o Getafe mais recuado, mas também a forçar o seu golo.
É de aproveitar, até pelo que as estatísticas indicam o aumento das odds no mercado dos golos. Parece-me que apesar de tudo vão haver golos neste jogo, tanto pelo espírito do Getafe, tanto pela individualidade artística do Real Madrid.
No último encontro ficou 4 – 2, sendo que o Getafe ainda empatou o jogo antes do intervalo e assustou com o 3 – 2, ganhando uma enorme confiança, apenas abatida quando a equipa madridista alargou a vantagem para 4 – 2.
Nos últimos 6 jogos entre estas equipas, apenas por uma ocasião não ficou over 3,5 golos.
Real Madrid 4 – 2 Getafe
Real Madrid 4 – 0 Getafe
Getafe 2 – 3 Real Madrid
Getafe 2 – 4 Real Madrid
Real Madrid 2 – 0 Getafe
Real Madrid 3 – 2 Getafe
Pick: over 3,5 golos @ 2,26 - Dhoze