Australian Open
Dia 27-01-2012, 00:00
Andy Murray vs Novak Djokovic
Pick: Andy Murray 2.90 @ Bet365
Murray, escocês de 24 anos, é o actual Nº 4 no Ranking ATP.
Vem de Kooyong onde venceu Nalbandian. Neste torneio venceu até ao momento Harrison por 4-6 6-3 6-4 6-2, Riger-Vasselin por 6-1 6-4 6-4, Llodra por 6-4 6-2 6-0, Kukushkin por 6-1 6-1 1-0 Retired e Nishikori por 6-3 6-3 6-1.
Djokovic, sérvio de 24 anos, é o actual Nº 1 no Ranking ATP.
Vem de Mubadala onde venceu Monfils, Federer e Ferrer. Neste torneio venceu até ao momento Lorenzi por 6-2 6-0 6-0, Giraldo por 6-3 6-2 6-1, Mahut por 6-0 6-1 6-1, Hewitt por 6-1 6-3 4-6 6-3 e Ferrer por 6-4 7-6 6-1.
No head-to-head Djokovic lidera por 6-4, 4-3 para Murray em Hard-Court.
Mais uma grande meia-final neste Australian Open.
E mais uma vez, não vou gastar muito tempo em apresentações, ambos são mais que conhecidos. Considero ambos muito semelhantes na maneira de jogar, mas acho Murray mais completo, apesar de Djokovic ter mais poder de fogo.
Murray tem passado completamente "despercebido" neste torneio mas a verdade é que passo a passo, cá está ele nas meias-finais. É certo que apenas na ronda anterior teve um adversário mais complicado, Nishikori, mas passou por ele como um camião passa por cima de uma moto. Dominou totalmente o encontro, esteve sempre no comando dos pontos e venceu confortavelmente.
Já Djokovic, depois de algumas rondas onde atropelou tudo e todos, frente a Hewitt e Ferrer passou por "dificuldades". Frente ao australiano cedeu um set e frente ao espanhol só não cedeu porque Ferrer "não quis" e desperdiçou oportunidades atrás de oportunidades. Além disso, revelou alguns problemas físicos.
Murray ganhou nova vida com a mudança de treinador. Tem deixado de ser um passa-bolas e tem-se mostrado muito mais agressivo e ofensivo. E os resultados estão claramente à vista.
Djokovic parece-me acusar um pouco a pressão de ser número um e de alguns maus resultados no final de 2011 poderem estar a colocar em causa o seu posto e estas supostas lesões que vão aparecendo em momentos oportunos, mostram-nos que o sérvio tenta fazer tudo para não perder.
Parece-me claro que o nível de jogo de Murray, nesta fase, é superior ao de Djokovic e desde logo o tenista escocês será o favorito a vencer. Além disso a pressão sobre os ombros de Murray é muito inferior, que se apresentará livre de responsabilidades e sem nada a perder.
Um Murray muito mais agressivo, confiante e motivado, tem claras condições para bater o ainda Nº 1 mundial.