| Itália - Taça de Itália (Quartos de Final) Lazio vs. Catania 08/01/2013 20:00 GMT |  |
A Lazio é 2ª classificada do maior campeonato de Itália e vem de uma série de 12 jogos consecutivos, sem perder. Em termos de registos, a jogar no seu estádio, no campeonato nacional, apenas para comparação e até ao momento, esta equipa soma 8 vitórias, um empate e uma derrota, o que demonstra que, no seu estádio, esta equipa consegue impor o seu futebol e, na maioria das vezes, sair victorioso. Totalizando os golos deste conjunto, o mesmo soma, no mesmo campeonato nacional, apenas para comparação e até ao momento, 28 golos marcados e 19 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao 8º ataque mais eficaz e à 3ª defesa menos batida, desta prova. Tacticamente, esta equipa joga num 4-5-1, que pode ser descrito, na horizontal e a pormenor, como um 4-2-3-1, que tem em Miroslav Klose o melhor marcador da equipa, neste campeonato e até ao momento, com 10 golos marcados, ou seja, 35% do total. Em termos de ausências, Federico Marchetti estará de fora, deste jogo, devido a opção técnica, pelo que não foi integrado na convocatória para o mesmo. É de referir que este mesmo guarda-redes soma 14 entradas em campo, mas havendo outras opções, a sua ausência não deverá ser muito notada, neste jogo.
Lista de convocados da Lazio
Guarda-Redes: Bizzarri, Carrizo e Strakosha
Defesas: Biava, Cavanda, Diakitè, Konko, Radu, Scaloni, Zauri e Ciani
Médios: Cana, Ledesma, Candreva, Lulic, Gonzalez, Brocchi, Hernanes e Mauri
Avançados: Floccari, Kozak, Rozzi e Klose
Onze provável da Lazio
Bizzarri, Konko, Dias, Biava, Radu, Ledesma, Mauri, Gonzalez, Hernanes, Lulic e Klose
O Catania é 10º classificado da Série A italiana e vem de uma série de 2 jogos consecutivos sem vencer, que interromperam outra série de 4 vitórias consecutivas que vinham embalando a equipa, pelo que a mesma não atravessa o melhor momento de forma da época. Em termos de registos, a jogar na Série A, para comparação e até ao momento, esta equipa soma uma vitória, 3 empates e 5 derrotas, o que demonstra que este conjunto, fora de casa, muitas vezes não consegue impor o seu futebol e tem dificuldades em pontuar. Totalizando os golos deste conjunto, o mesmo soma, neste campeonato, para comparação e até ao momento, 26 golos marcados e 27 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao 10º ataque mais eficaz e a uma das 9ªs defesas menos batidas, desta prova. Tacticamente, este conjunto joga num 4-3-3, que tem em Bergessio o melhor marcador desta equipa, na Sèrie A e até ao momento, com 6 golos marcados, ou seja, 23% do total de golos. Em termos de ausências, Francesco Lodi está ausente deste jogo, após ter visto a cartolina vermelha e não poderá fazer parte das opções de Maran, o treinador, para este jogo. É também de referir que este jogador soma 19 entradas em campo e 4 golos marcados, pelo que será de esperar um meio-campo algo fragilizado, neste jogo.
Lista de convocados do Catania
Guarda-Redes: Andujar, Frison e Terracciano
Defesas: Augustyn, Bellusci, Capuano, Legrottaglie, Marchese, Potenza e Rolín
Médios: Almiron, Barrientos, Castro, Izco, Lodi, Paglialunga, Ricchiuti e Salifu
Avançados: Bergessio, Doukara, Gomez e Keko
Onze provável do Catania
Andujar, Bellusci, Legrottaglie, Spolli, Marchese, Izco, Lodi, Almiron, Barrientos, Bergessio e Gomez
É esperada uma temperatura a rondar os 9 graus, à hora do jogo, sem possibilidades de chuva, o que, certamente, ajudará a manter os níveis e prestação física dos jogadores durante toda a partida e ajudará, também, a encher as bancadas do Estádio Olimpico de Roma para ver a Lázio tentar ganhar alguma vantagem para a 2ª mão dos quartos de final da Taça de Itália. Em confronto teremos, então, o 2º classificado do campeonato contra o 10º, o que faz, desde logo, antever algum favoritismo para o conjunto da casa. Em termos de comparação táctica, teremos o conjunto da casa a jogar num 4-5-1, contra um 4-3-3 da equipa visitante, o que adivinha algum equilibrio neste jogo, pela descida ou subida da linha de extremos de cada equipa, o que faz antever algum equilibrio posicional a meio-campo e que deixará, assim, os desiquilibrios neste jogo para os planos técnicos, de disciplina táctica, criatividade, velocidade e eficácia ofensiva, planos em que julgo que a equipa da casa é superior. No entanto, e vendo os registos recentes de jogos entre as duas equipas, o resultado poderá não ser tão linear quanto a explicação, na medida em que, no histórico, teremos que recuar até 2008 para ver um jogo onde o Catania não tenha marcado pelo menos um golo, na casa da Lázio, tendo mesmo, nos últimos dois jogos, conseguido empatar com a equipa da casa a uma bola. Tendo em conta os recentes resultados de ambas as equipas e tendo também em conta o actual momento dos planteis, sou levado a acreditar que o melhor mercado será mesmo o 'Ambas marcam' por achar que é aquele que tem maior probabilidade de acontecer neste jogo, sobretudo com a ausência de Marchetti, no encontro.
Pick: Ambas marcam
Odd: 1.80@Bet365
5 Unidades