Lokeren – Brugge
27ª Jornada
17 de Fevereiro
13h30
A excelente temporada do Lokeren (3º) sofreu agora uma quebra, com a equipa a somar já 3 rondas sem qualquer triunfo: derrota em casa (0-2) com o Anderlecht (1º) e empates em Lierse (15º) e na recepção ao Zulte (2º), a uma bola. Curiosamente, o Lokeren apresenta melhores números como visitante do que no seu próprio estádio, onde, até ao momento, venceu apenas 5 dos 13 jogos que disputou. Com 4 jornadas por disputar, a equipa deverá mesmo conseguir apurar-se para o play-off que permitirá discutir o título (tem sete pontos de vantagem sobre o 7º classificado, mas a longa lista de ausências impressiona. Depois de, no mercado de Janeiro, ter pedido o defesa De Bock (21/0) precisamente para o Brugge, o Lokeren receberá este seu adversário sem poder contar com o guarda-reds Barry (19/0), os defesas Gueye (7/1), Taravel (16/1), os médios Leko (20/3), Patosi (22/7), Saglik (24/1), Tshinyama (3/0) e o avançado Mokulu (20/6).
O Brugge (6º) viveu uma fase complicada, mas tem um plantel muito mais capaz do que a sua actual posição daria a entender. Janeiro serviu para reforçar, com as entradas do médio Adu (Nordsjaelland), o defesa costa-riquenho Duarte (ex-Saprissa), o eterno Gudjohnsen (que chegou do Cercle) e o já referido defesa De Bock. Isto num grupo que já contava com nomes muito fortes da liga bela, como Bacca, Tchité, Odjidja-Ofoe, Refaelov, Víctor Vázquez ou Lestienne. A equipa vinha numa excelente fase fora de casa, vencendo e convencendo diante de Beveren (6-2), Beerschot (7-1) e Standard de Liège (3-1), mas perdeu na última saída, diante do Genk, por 4-1, num jogo em que a expulsão de De Bock foi decisiva no avolumar do resultado. De Bock é baixa, precisamente, cumprindo ainda castigo, para além de Larsen (9/0), também suspenso. Meunier (10/4), Blondel (14/1) e Tchité (19/5) estão lesionados. Destes, apenas o defesa Larsen estava disponível na última jornada, no triunfo por 3-1, em casa, sobre o Leuven.
A equipa que vencer assegurará certamente o seu lugar no play-off pelo título e acredito que o Brugge parta na frente para esse objectivo. O Lokeren tem apresentado dificuldades em casa, onde precisa de assumir mais o jogo, e, além disso, a excelente primeira parte de temporada acabou por ter consequências, com a equipa a registar agora uma fase menos positiva e com muitos ausentes de peso. O Brugge parece mais estável e tem mostrado cada vez mais o seu enorme potencial, sobretudo ofensivo. Este é um jogo muito importante, uma vez que, nas próximas rondas, a equipa de Garrido jogara com o Anderlecht (1º), o Zulte (2º) e, pelo meio, terá um derby com o Cercle Brugge. Acredito que o Brugge seja perfeitamente capaz de evitar aqui a derrota, tendo todas as condições para sair mesmo vencedor. Houve uma quebra nos da casa, que estarão ainda bastante desfalcados, e os pontos serão mais importantes para o Brugge, que enfrenta um conjunto de jogos bem complicado até final da fase regular.
Pick: Brugge DNB 1.85@Sportingbet (8/10)