Leopold Konig x Bauke Mollema
22 de Julho; 10h
Mais dias muito duros virão e veremos até que ponto poderão deixar mossa na classificação geral que, certamente, será muito mais esclarecedora depois dos Pirinéus. Amanhã teremos uma etapa bastante longa, mais de 237 kms, com contagens pouco exigentes na parte inicial, mas uma parte final muito dura com uma categoria especial com quase 12km e 7.7% de inclinação média. O final é uma longa descida de 11kms que se deverá fazer a velocidades inacreditáveis.
Lepold Konig é o líder da Netapp. Teve uma primeira semana muito pouco conseguida, onde procurou a sua melhor forma e viu a liderança da equipa passar para Tiago Machado. Como todos sabemos, o Tiago teve uma enorme queda e teve perdeu completamente a luta pela geral, passando a liderança de novo para Konig. E a partir daí, o checo têm estado a um grande nível. Têm feito a alta montanha a um nível incrível, sempre entre os melhores e entrou no top10 quando depois da primeira semana, esse cenário parecia impossível. Neste momento, é 8º a 9 minutos e 32 segundos do líder.
Bauke Mollema é o líder da Belkin que sairá da equipa na próxima temporada. Têm feito uma Volta à França constante, a um nível razoável e que lhe permite ser, nesta altura, 7º a 8 minutos e 32 do líder. O holandês tem chegado quase sempre num terceiro grupo de favoritos, perdendo sempre tempo para os ciclistas que estão a lutar pelas seis primeiras posições. Têm, inclusivé, visto a sua posição de líder ser ameaçada com Laurens Ten Dam a ter carta branca para fazer a sua Volta, estando este em 9º lugar.
Não vejo Bauke Mollema a estar no grupo de Konig durante toda a categoria especial. O checo têm estado sempre melhor que o holandes na segunda semana, está muito mais confortável na alta montanha e vai continuar à procura de melhorar a sua classificação geral. Mollema têm-se mantido no top10, mas por chegar em grupos secundários ou terceários sem perder muito tempo, enqunto que Konig têm andado, por norma, no grupo dos principais favoritos. Vejo o chego a fazer diferença na alta montanha para Mollema e, apesar de termos uma grande descida no final, não vejo no holandês capacidade para re-entrar, já que a descida vai ser feita muito rápida.
Leopold Konig @ 1.80 ladbrokes