| UEFA - Liga dos Campeões (2ª Mão da 3ª Ronda de Qualificação) Zenit de São Petersburgo vs. AEL de Limassol 06/08/2014 17:00 GMT |  |
Este será uma desforra de um jogo onde existiu uma das grandes surpresas da primeira mão da terceira ronda de qualificação para o maior campeonato europeu de futebol. O AEL conseguiu bater, no seu estádio, o gigante russo Zenit, por 1-0, num jogo onde Witsel viu o cartão vermelho, mas onde se espera uma reacção à altura deste gigante que, entretanto, na primeira jornada do seu campeonato, conseguiu bater o Arsenal de Tula por 4-0, num jogo fora de casa. O Zenit de São Petersburgo é 4º classificado do maior campeonato de futebol profissional da Russia e apresenta-se nesta partida com uma desvantagem pela margem mínima, após um jogo onde tudo pareceu correr mal. Em termos de registos, no seu estádio, durante a última época, no seu campeonato nacional e apenas para comparação, esta equipa conseguiu 10 vitórias, 3 empates e duas derrotas, um registo ligeiramente superior ao do dos jogos efectuados, fora do seu campo, mas que revela que é no seu estádio que esta equipa, mais vezes, consegue impor o seu futebol e sair vitoriosa. Totalizando os golos deste conjunto, ainda durante o seu campeonato nacional, na última época e apenas para comparação, esta equipa conseguiu marcar por 63 vezes e sofreu 32 golos, o que perfez o ataque mais mortifero e a 4ª defesa que menos golos concedeu. Taticamente, esta equipa joga num 4-5-1, que pode ser descrito num 4-2-3-1 e que tem em Hulk a grande referência ofensiva, ele que conseguiu ser o melhor marcador da equipa e um dos 2ºs melhores marcadores da prova nacional, na última época, com 17 golos marcados. Em termos de ausências, Axel Witsel está suspenso e deverá ser a única baixa para o técnico português, André Villas Boas, neste jogo.
Onze provável do Zenit de São Petersburgo
Lodigin, Smolnikov, Neto, Garay, Criscito, Fajzulin, Tymosjtjuk, Hulk, Danny, Sjatov e Rondon
O AEL de Limassol foi campeão da fase de grupos do Chipre, na última época, tendo sofrido, durante a mesma, apenas duas derrotas, o que revela a enorme superioridade do seu futebol, no atual panorama cipriano. Em termos de registos, a jogar fora do seu estádio, durante o seu campeonato nacional, na última época e apenas para comparação, esta equipa somou 8 vitórias, 4 empates e uma derrota, um registo um pouco inferior ao do dos jogos efectuados no seu estádio e que revela que esta equipa ainda precisa de melhorar os seus índices de produtividade, neste tipo de partidas. Totalizando os golos desta equipa, ainda durante a maior prova de futebol nacional do seu país, na época transata e apenas para comparação, a mesma alcançou 48 golos marcados e 16 golos sofridos, o que perfez o 2º ataque mais letal e uma das defesas menos permissivas. Taticamente, este conjunto adopta um 4-3-3 como esquema tático, que teve em Orlando Sá o melhor marcador da equipa e um dos 2ºs melhores marcadores do campeonato, com 13 golos marcados. Em termos de ausências, nada a registar, pelo que teremos um conjunto a 100%, nesta partida.
Onze provável do AEL de Limassol
Fegrouche, Ricardo Cadú, Sielis, Nikolaou, Guidilèye, Edmar Silva, Gikiewicz, Adrián Sardinero, Danielzinho, Carlitos e Zezinho
É esperada uma temperatura a rondar os 28 graus, à hora do jogo, sem possibilidades de chuva, o que, certamente, ajudará a manter os níveis físicos dos jogadores, durante toda a partida, assim como do bom estado do terreno em São Petersburgo, para este jogo da segunda mão da terceira ronda de qualificação para a Liga dos Campeões.
Em confronto teremos, então, o 2º classificado do maior campeonato de futebol profissional russo frente ao campeão em título da fase de grupos do maior campeonato de futebol profissional do Chipre, pelo que, desde logo, o favoritismo para vencer a partida está completamente entregue à equipa russa, não se compreendendo uma quota tão baixa, mas percebendo-se que, claramente, após a vitória por 4-0, a contar para a primeira jornada do seu campeonato nacional, este conjunto deverá apresentar-se de uma forma irrepreensível e deverá ganhar, sem margem para dúvidas. Será, também, para nós, portugueses, um jogo para assistir, pois teremos um jogo repleto de individualidades que partilham a nossa nacionalidade e outras, de renome, certamente conhecidas por nós, ou não fosse Hulk um dos melhores jogadores de sempre a passar pelo futebol português e a Rússia tivesse sido uma adversária de Portugal na fase de qualificação para este Mundial, onde tanto ouvimos falar de algumas das estrelas deste Zenit. Parece-me que será, também, um jogo de sentido único, com o Chipre a tentar, invariavelmente e sobretudo, atacar através de oportunidades de contra-ataque e, assim, conseguir criar algumas dificuldades ao gigante russo, mas onde estas tentativas não deverão passar disso. Esta equipa cipriota, apesar de ter enorme valor, na dimensão do futebol do Chipre, não é de um nível que possamos considerar de Champions, ao passo que existe uma obrigação moral, por parte da equipa da casa, de cilindrar este adversário, sobretudo tendo em conta o marcador com que o jogo da primeira mão terminou e os muitos acontecimentos decorrentes do primiero jogo. Nesta partida, é sabido que, para a mesma terminar nos 90 minutos, um 2-0 bastará a esta equipa russa para a mesma se qualificar. No entanto, sabendo que teremos, do lado da equipa visitante, um conjunto que, praticamente marcando um golo, obriga a formação russa a marcar 3, e esperando por isso uma equipa do Zenit mais concentrada no capítulo defensivo, considero que o valor, nesta partida, reside no mercado de golos marcados pela equipa da casa, pois penso que teremos um mínimo de 3, algo que não é dificil de imaginar numa equipa cipriota que, desta vez, muito provavelmente, terá que suportar 11 jogadores da equipa russa durante 90 minutos, o que provará ser uma tarefa herculea, para tais talentos do lado da equipa visitante.
Prognóstico: Zenit para marcar mais de 2,5 golos
Quota: 2.00@Sportingbet
5 Unidades