Zenit vs AEL Limassol, dia 6/8 às 17:00
Depois de ter desiludido na primeira mão, o Zenit procura dar a volta à eliminatória e um passo em em frente rumo ao playoff de acesso à Liga dos Campeões.
A equipa russa tem, para esta época, o “obrigatório” objectivo do título, depois de este ter escapado por pouco no ano transacto, fruto de um deslize inesperado diante do Dínamo de Moscovo, para quem perdeu por 3-0 hipotecando a hipótese da formação de André Villas-Boas de depender de si mesma para erguer o ceptro.
Na Champions, a fase de grupos é mandatória, sendo, depois, o sorteio a apurar os objectivos da equipa para a liga milionária.
Para já terá de levar de vencido o AEL Limassol, que logrou marcar e não sofrer no seu reduto, o que, obviamente, complica a tarefa a Hulk e companhia. Porém, uma vitória no passado fim-de-semana amenizou um possível declínio moral desta equipa, que respondeu de forma categórica ao desaire no Chipre – foi ao terreno do Arsenal Tula vencer por 4-0, deixando em campo uma exibição esmagadoramente superior...
... como é capaz de fazer, especialmente com os “monstros” com que conta no ataque: Rondón, Danny e Kherzakhov saltam à vista numa lista encabeçada por Hulk.
O AEL é uma equipa com algum simbolismo no futebol da sua pátria, visto já ter conquistado seis campeonatos cipriotas e outras tantas taças. Porém, onze destas doze conquistas foram conquistadas... no século passado, o que ilustra algum desacerto da formação de Limassol para com os tempos modernos.
O último troféu que ergeu foi a liga do Chipre, na temporada 2011/2012, tendo procurado repetir o feito nas edições seguintes.
No ano passado, venceu a fase regular do campeonato cipriota, somando 62 pontos em 26 jornadas, deslizando apenas 7 vezes (5 empates e 2 derrotas). Disputaria o apuramento do campeão com mais cinco equipas. Disputou as 10 jornadas de forma menos regular, tendo conquistado apenas 6 vitórias... o que não foi suficiente para a tirar do trono, mas chegou para que o APOEL se pusesse a jeito de se apoderar dele, chegando à última jornada com capacidade de levar de vencido o seu adversário. O resultado de 3-0, em Limassol, desfavorável ao AEL, acabou por ser fatal para este conjunto, provando que, no futebol, os momentos de forma contam muito (O APOEL vencera por 8-1 o Anorthosis, na ronda imediatamente anterior).
Enquanto a equipa não “arranca” nas competições domésticas, vai tentando lidar com o trauma da época passada e disputando o acesso à Champions, algo que ainda não logrou, apesar da vitória, por 1-0 sobre o Zenit...
... onde deixou bem clara a sua capacidade para complicar a tarefa a um dos emblemas russos mais poderosos, graças à qualidade e experiência do seu plantel.
Jogar na Rússia, porém, pode ser desvantajoso, ainda para mais no bom momento de forma em que a equipa do Zenit se encontra.
A minha pick:
EH Zenit -2 @ 2.30 na Dhoze (8 un)