Evento: Masters 1000 de Paris – Julien Benneteau X Andy Murray
Data: 29-10-2014 – 13:30
Aposta: Julien Benneteau
Odds: 3,35 (Fantasticwin)
Jogo pela 2ª ronda do Masters 1000 de Paris, disputado no piso Indoor Hard em território francês, que coloca frente a frente o local Julien Benneteau e o britânico Andy Murray.
Apresentação dos jogadores:
Jogador: Julien Benneteau
Nacionalidade: França
Idade: 32 (20-12-1981)
Altura e Peso: 1,85 e 79 kg
Ranking Atual: 28
Melhor ranking na carreira: 26 em 30-04-2012
Valores em prêmios recebidos até hoje: $ 7,456,213
Valores em prêmios recebidos nesta temporada: $ 822,258
Vitórias\Derrotas nesta temporada: 25-21
Vitórias\Derrotas nesta temporada em nível de challengers e qualifyings: 5-1
Destaques nesta temporada: No piso duro fez quartas em Indian Wells, terceira ronda em Miami, terceira ronda em Toronto, semifinal em Cincinnati, final no ATP 250 de Kuala Lumpur, quartas em Shangai. Na grama foi as quartas no ATP 250 de Eastbourne.
Principais vitórias nesta temporada: No piso duro venceu Tsonga, Thiem e F. Lopez em Indian Wells, Gulbis em Miami, Hewitt e Gulbis em Toronto, Janowicz e Wawrinka em Cincinnati, Cuevas e Gulbis no ATP 250 de Kuala Lumpur, Dimitrov e Sock em Shangai. Na grama derrotou Yen-Hsun Lu e Simon no ATP 250 de Eastbourne.
Maiores surpresas (jogos perdidos) nesta temporada: No piso duro perdeu para Struff no ATP 250 de Marseille, Kamke pela Copa Davis atuando na França. No saibro perdeu para Harrison em Madrid, Bagnis em Roland Garros. Na grama foi derrotado por Victor Estrella no ATP 250 de London.
Ultimo torneio disputado: Vem de Shangai, onde perdeu nas quartas de final para Federer em dois sets.
Características de jogo
Piso de eleição: Prefere os pisos duros mais rápidos e a grama, mas consegue bons resultados também nos pisos duros mais lentos. No saibro é onde pouco rende.
Perfil: Benneteau é um jogador que possui um bom saque, bate bem de direita e sua esquerda também não deixa a desejar, na rede é bastante eficaz, tem uma técnica razoavelmente boa, e é bastante atlético, embora não muito resistente, além de hoje com 32 anos seu físico já não responder tão bem quanto antes obviamente. Psicologicamente não é tão fraco, mas suas 10 finais perdidas contra 0 títulos abrem lacunas para acreditar que este francês é bastante abaixo da média mentalmente, mas não é o caso, visto que geralmente franceses são bastante temperamentais e descontrolados, e nesse aspecto Benneteau consegue até controlar-se bem. No entanto, obviamente seu lado mental não é um dos seus fortes. Falta-lhe alguma maior potência nos golpes, visto que tem todos eles bem trabalhados, e um pouco mais de consistência. Joga de forma agressiva, e sua movimentação é apenas razoável para um jogador de 1,85.
Caminho percorrido até aqui no torneio: Venceu na 1ª ronda Yen-Hsun Lu por 6-3 6-4.
Jogador: Andy Murray
Nacionalidade: Grã-Bretanha
Idade: 27 (15-05-1987)
Altura e Peso: 1,90 e 84 kg
Ranking Atual: 8
Melhor ranking na carreira: 2 em 17-08-2009
Valores em prêmios recebidos até hoje: $ 33,359,256
Valores em prêmios recebidos nesta temporada: $ 3,073,992
Vitórias\Derrotas nesta temporada: 53-16
Vitórias\Derrotas nesta temporada em nível de challengers e qualifyings: 0-0
Destaques nesta temporada: No piso duro fez quartas no Australian Open, semi no ATP 500 de Acapulco, quartas em Miami, quartas em Toronto, Cincinnati e US Open, conquistou o ATP 250 de Shenzhen, foi a semi no ATP 500 de Pequim, conquistou o ATP 250 de Vienna e o ATP 500 de Valência. No saibro fez quartas em Roma, semi em Roland Garros. Na grama foi as quartas em Wimbledon.
Principais vitórias nesta temporada: No piso duro venceu Tsonga em Miami, Isner em Cincinnati, Robredo no ATP 250 de Shenzhen, Cilic no ATP 500 de Pequim, Ferrer no ATP 250 de Vienna e no ATP 500 de Valência, Robredo no ATP 500 de Valência. No saibro derrotou Almagro em Madrid, Verdasco e Monfils em Roland Garros.
Maiores surpresas (jogos perdidos) nesta temporada: No piso duro perdeu para Florian Mayer no ATP 250 de Doha, Cilic no ATP 500 de Rotterdam. No saibro foi derrotado por Giraldo em Madrid. Na grama perdeu para Stepanek no ATP 250 de London.
Ultimo torneio disputado: Vem do ATP 500 de Valência, onde ficou com o titulo batendo na decisão Robredo em três sets.
Características de jogo
Piso de eleição: Prefere os pisos duros rápidos e lentos, e é especialista na grama. No saibro seu rendimento cai bastante, além de não dar tanta importância para este tipo de piso em comparação aos outros, visto que é mais difícil do britânico fazer frente a Nadal e Djokovic nestas superfícies.
Perfil: Murray é um jogador de ótima técnica, com um saque forte, é consistente com as duas mãos, sobe bem a rede e faz jogadas de efeito, além de conseguir mudar a direção da bola com bastante facilidade. No entanto é por muitas vezes bastante defensivo, apenas esperando o erro de seus adversários, geralmente não consegue concentrar-se durante todo o encontro, ainda sucumbe mentalmente nas partidas, e apenas frente os melhores atua por mais vezes de forma ofensiva. Fisicamente é bastante forte, um dos melhores do circuito neste quesito.
O que fez na eliminatória até aqui: Saiu de bye.
Head-2-Head
Andy Murray 4 X 0 Julien Benneteau
2013 ATP World Tour Masters 1000 Cincinnati
OH, U.S.A. Hard R16 Murray, Andy
6-2, 6-2 Stats
2012 ATP World Tour Masters 1000 Monte Carlo
Monaco Clay R16 Murray, Andy
6-5 RET Stats
2009 ATP World Tour Masters 1000 Cincinnati
OH, U.S.A. Hard Q Murray, Andy
4-6, 6-3, 6-1 Stats
2006 Wimbledon
England Grass R64 Murray, Andy
7-6(5), 6-4, 4-6, 6-1 Stats
Conclusão: Murray precisava de bons resultados neste final de ano para alcançar sua vaga no ATP Finals, e o britânico o fez, com títulos nos ATPS de Vienna e Valência, conquistando assim 750 pontos no total e embora a vaga não esteja matematicamente garantida, só uma combinação de resultados “impossível” tira a vaga de Andy. O britânico jogou duas semanas seguidas para conquistar estes torneios, e na final de Valência jogou por 3h e 20min para derrotar Robredo.
Com a vitória na estréia, Benneteau igualou seu melhor ranking de sempre, que era o de 26 alcançado em 2012. Obviamente o francês ainda pode perder de 1 a 3 posições até o final do torneio, no entanto mostra a ótima temporada que faz o francês, e neste momento especialmente está jogando bastante bem. Julien foi muito bem nos torneios de pisos duros americanos com vitórias sobre jogadores como Gulbis, Janowicz e Wawrinka, e seguiu sua boa forma nos torneios asiáticos após o Us Open, onde venceu Gulbis, Sock e Dimitrov alcançando a final no ATP 250 de Kuala Lumpur e as quartas em Shangai, onde fez boas partidas frente os tops-10 Nishikori e Federer, este ultimo apenas no primeiro set é verdade
Benneteau não jogou nas ultimas semanas de forma a preservar-se fisicamente para este Master de Paris, pois é um torneio onde os jogadores locais dão sempre muito valor e a torcida comparece em peso para apoiá-los. Julien não sentiu falta de ritmo e bateu na estréia Lu em duas parciais sem problemas, se mostrando em ótima forma. Benneteau tem no geral ótimos desempenhos neste torneio local, tendo já vencido Raonic quando este já era top-20, Federer em 2009, perdeu no detalhe para Tsonga em 2012, e na ultima temporada perdeu para Nishikori na estréia. Murray obviamente está desgastado pelas ultimas semanas, e embora o mesmo tenha um ótimo preparo físico, Andy teve problemas físicos em 2014 e perdeu assim um pouco de resistência. O britânico teve também uma decisão muito longa frente Robredo em Valência. A motivação de Andy para este torneio já não é tão grande visto que o objetivo de ir ao Finals foi alcançado, e essa seqüência de jogos pode até ocasionar em uma lesão, de forma que o mesmo pode até querer se preservar um pouco e atuar com um pouco menos de intensidade. Enfrentando um jogador que está em ótima forma, sem qualquer problema de fadiga, que possui qualidade e atua em casa, acredito que há boas chances da zebra pintar aqui, e vou a favor de Benneteau para vencer este encontro. Murray também nunca passou das quartas de final no torneio, o que é pouco para um jogador que está há anos no top-5\10 do ranking.