Evento: ATP Finals – Novak Djokovic X Roger Federer
Data: 16-11-2014 – 19:00
Aposta: Roger Federer +3,5 games
Odds: 2 (bet365)
Jogo pela decisão do ATP Finals, disputado no piso Indoor Hard em Londres, que coloca frente a frente o sérvio Novak Djokovic e o suíço Roger Federer.
Apresentação dos jogadores:
Jogador: Novak Djokovic
Nacionalidade: Sérvia
Idade: 27 (22-05-1987)
Altura e Peso: 1,88 e 80 kg
Ranking Atual: 1
Melhor ranking na carreira: 1 em 04-07-2011
Valores em prêmios recebidos até hoje: $ 67,678,908
Valores em prêmios recebidos esta temporada: $ 9,525,527
Vitórias\Derrotas nesta temporada: 61-8
Vitórias\Derrotas nesta temporada em nível de challengers e qualifyings: 0-0
Destaques nesta temporada: No piso duro fez quartas no Australian Open, semi no ATP 500 de Dubai, conquistou os Masters de Indian Wells e Miami, fez semifinal no US Open, conquistou o ATP 500 de Pequim, foi a semifinal em Shangai, conquistou Paris. No saibro fez semi em Monte-Carlo, conquistou Roma, foi à final em Roland Garros. Na grama conquistou Wimbledon.
Principais vitórias nesta temporada: No piso duro bateu Cilic, Isner e Federer em Indian Wells, Murray e Nadal em Miami, Murray no US Open, Dimitrov, Murray e Berdych no ATP 500 de Pequim, Ferrer em Shangai, Murray, Nishikori e Raonic em Paris. No saibro bateu Ferrer, Raonic e Nadal em Roma, Raonic e Gulbis em Roland Garros. Na grama triunfou sobre Dimitrov e Federer em Wimbledon.
Maiores surpresas (jogos perdidos) nesta temporada: No piso duro perdeu para Wawrinka no Australian Open, Tsonga em Toronto, Robredo em Cincinnati, Nishikori no US Open.
Ultimo torneio disputado: Vem de Paris, onde ficou com o título batendo Milos Raonic na decisão em dois sets.
Características de jogo
Piso de eleição: Tem preferência pelos pisos duros lentos e ao ar livre, mas dá-se bem também em todos os outros pisos, sendo na grama onde ainda sente mais dificuldades.
Perfil: Djokovic é um jogador muito forte física e mentalmente, o que já o coloca em destaque em comparação aos demais, porque poucos têm essa força física e mental tal qual ele e Nadal, os dois expoentes atuais dessas características que são tão importantes, especialmente nos dias de hoje, onde o tênis é muito físico, e a mentalidade é muito importante em qualquer esporte individual, visto que só uma pessoa é capaz de executar todas as ações necessárias durante as partidas. O sérvio tem um bom\ótimo serviço que só tem vindo a melhorar ao longo dos anos, sua esquerda a duas mãos é quase tão boa e consistente que sua direita, é muito consistente do fundo de quadra, sua movimentação é fantástica além de ser também muito ágil, sendo muito elástico e defendendo-se muito, além de contra atacar com excelência. Na rede é onde mais tem dificuldades, tanto com seus voleios e seus smashes, embora obviamente seja o suficiente para enfrentar a maioria dos jogadores, e além do mais o sérvio não é muito exigido ali, visto que hoje o jogo está muito mais concentrado no fundo da quadra, mesmo nas quadras mais rápidas. Tem uma ótima técnica, mas não pode ser colocado no clube dos jogadores mais talentosos, visto que não são golpes tão naturais, mas sim muito bem trabalhados. Executa também drop shots bastante bem, e sua bola apesar de não ser tão pesada chega com bastante velocidade do outro lado da quadra, além de conseguir mudar a direção da bola com alguma facilidade.
Caminho percorrido até aqui no torneio: Venceu no 1º jogo Marin Cilic por 6-1 6-1, no 2º jogo Stan Wawrinka por 6-3 6-0, e no 3º jogo Tomas Berdych por 6-2 6-2. Na semifinal derrotou Kei Nishikori por 6-1 3-6 6-0.
Jogador: Roger Federer
Nacionalidade: Suiça
Idade: 33 (08-08-1981)
Altura e Peso: 1,85 e 85 kg
Ranking Atual: 2
Melhor ranking na carreira: 1 em 02-02-2004
Valores em prêmios recebidos até hoje: $ 86,166,538
Valores em prêmios recebidos esta temporada: $ 6,898,988
Vitórias\Derrotas nesta temporada: 72-11
Vitórias\Derrotas nesta temporada em nível de challengers e qualifyings: 0-0
Destaques nesta temporada: No piso duro fez final no ATP 250 de Brisbane, semi no Australian Open, conquistou o ATP 500 de Dubai, fez final em Indian Wells, quartas em Miami, final em Toronto, conquistou o Master de Cincinnati, fez semifinal no US Open, conquistou Shangai e o ATP 500 de Basel, foi as quartas em Paris. No saibro fez final em Monte-Carlo. Na grama conquistou o ATP 250 de Halle, fez final em Wimbledon.
Principais vitórias nesta temporada: No piso duro venceu Tsonga e Murray no Australian Open, Djokovic e Berdych no ATP 500 de Dubai, Haas em Indian Wells, Monfils, Murray, Raonic e Ferrer em Cincinnati, Monfils no US Open, Djokovic em Shangai, Dimitrov no ATP 500 de Basel. No saibro derrotou Tsonga e Djokovic em Monte-Carlo. Na grama bateu Nishikori no ATP 250 de Halle, Wawrinka e Raonic em Wimbledon.
Maiores surpresas (jogos perdidos) nesta temporada: No piso duro perdeu para Hewitt no ATP 250 de Brisbane, Nishikori em Miami. No saibro foi derrotado por Chardy em Roma.
Ultimo torneio disputado: Vem de Paris, onde perdeu nas quartas de final para Raonic em duas parciais.
Características de jogo
Piso de eleição: Prefere os pisos duros rápidos e a grama, mas se dá bastante bem também nos outros pisos.
Perfil: Federer é um dos jogadores mais talentosos de todos os tempos. Muitos dizem que ele é a cara do esporte tênis. Movimentos suaves, bonitos e clássicos, movimentação elegante, um gentleman dentro e fora da quadra. O suíço é o jogador que ficou por mais tempo como numero 1 do mundo na história, e é também o maior vencedor de Grands Slams de todos os tempos com 17 títulos. Federer tem um saque forte, colocado e usa de bastante variação, tem uma ótima direita, sua esquerda não é tão matadora, mas é bastante plástica e consistente, apesar de ser ali que muitos adversários exploram. Na rede é excelente, e tem também um excelente drop shot. Na parte da movimentação não é mais tão ágil e rápido quanto antes, pois já se encontro hoje com mais de 32 anos, mas ainda tem uma movimentação bastante natural e uniforme. Fisicamente não é nenhum monstro como Nadal ou Djokovic, mas nunca teve lesões graves, também pelo estilo em que atua, evitando grandes maratonas, e sem precisar de muito esforço nos golpes, pois é dono de uma técnica muito refinada, muito difícil de ser trabalhada e desenvolvida. Psicologicamente também é bastante forte.
Caminho percorrido até aqui no torneio: Venceu no 1º jogo Milos Raonic por 6-1 7-6, no 2º jogo Kei Nishikori por 6-3 6-2, e no 3º jogo Andy Murray por 6-0 6-1. Na semifinal derrotou Stanislas Wawrinka por 4-6 7-5 7-6.
Head-2-Head
Roger Federer 19 X 17 Novak Djokovic
Confrontos mais recentes:
2014 ATP World Tour Masters 1000 Shanghai
Shanghai, China Hard S Federer, Roger
6-4, 6-4 Stats
2014 Wimbledon
Great Britain Grass F Djokovic, Novak
6-7(7), 6-4, 7-6(4), 5-7, 6-4 Stats
2014 ATP World Tour Masters 1000 Monte Carlo
Monaco Clay S Federer, Roger
7-5, 6-2 Stats
2014 ATP World Tour Masters 1000 Indian Wells
CA, U.S.A. Hard F Djokovic, Novak
3-6, 6-3, 7-6(3) Stats
2014 Dubai
U.A.E. Hard S Federer, Roger
3-6, 6-3, 6-2 Stats
Conclusão: Djokovic perdeu um set na semifinal para Nishikori depois de oito triunfos seguidos em sets diretos. No entanto, o sérvio não correu riscos de perder o encontro, pois venceu os outros sets perdendo no total apenas um game. Novak irá terminar 2014 como numero 1 do mundo mesmo que perca a partida de hoje.
Federer vinha tendo um caminho tranqüilo no ATP Finals, mas na semi frente Wawrinka teve de jogar por quase 3 horas, salvar quatro match points e quebrar o saque do oponente quando esteve servia para a vitória na terceira parcial. O suíço não tem como terminar o ano como numero 1, no entanto uma vitória hoje lhe colocaria a apenas 900 pontos de Djokovic.
Este preço de apenas 1,3 a favor do sérvio está obviamente diretamente ligado ao fato de Federer ter jogado quase 3 horas ontem e assim o mesmo deverá acusar desgaste no dia de hoje. No entanto mesmo com o desgaste vejo esse preço como muito baixo. Primeiro porque Federer tem um estilo de jogo que encaixa bem com o de Djokovic, e também porque o suíço não tem um jogo tão físico e sendo assim a partida de ontem não lhe foi tão comprometedora. Federer foi o único que venceu Djokovic depois do US Open, e em uma semana onde o suíço não vinha jogando o seu melhor até aquele momento. Em 2014 ambos enfrentaram-se em cinco oportunidades, com três triunfos a favor de Federer, e os dois triunfos de Djokovic vieram em uma batalha de cinco sets em Wimbledon, e no tié-break da terceira parcial em Indian Wells. Este piso Indoor Hard não dá propriamente vantagem a Federer sobre Djokovic, pois o sérvio também é muito bom nesta superfície, mas dá-lhe ótimas condições de efetuar seu melhor jogo. Sendo assim, acredito que Federer conseguirá ao menos equilibrar a partida, e caso a perca deverá ser por no máximo de três games de desvantagem.