30/11/2014, 17h00 (GMT -1) @ 1.ª Liga
Académica - BenficaDepois de uma época relativamente tranquila com Sérgio Conceição, esta Académica de Paulo Sérgio tem tido muitas dificuldades para se impôr e o futuro do treinador no clube até poderá estar por dias. Ao fim de 10 jogos efectuados, os estudantes somam 8 pontos apenas, ocupando o 15.º lugar, pelo que só estão à frente de Gil Vicente, Penafiel e Nacional. A última vitória já foi há 6 jogos atrás e há 2 meses. Desde então, 5 jogos sem ganhar, com 2 empates e 3 derrotas, uma das quais contra o Santa Maria (1-0) na Taça de Portugal. Nas últimas jornadas do campeonato, empatou com o Braga em casa (1-1) e perdeu fora com o Rio Ave (3-0). Para hoje, João Real deverá ser baixa.
«Não é daqueles jogos do Totobola em que todos apostam no 1, mas acreditamos em algo positivo. Independentemente do que acontecer, com o favoritismo e responsabilidade a cair todo para o adversário, vamos lutar pelos pontos com convicção, mas sabendo que o caminho é longo e temos talento e competência para atingir nossos resultados.»
Académica: Cristiano; Aderlan, Iago Santos, Capela, Nascimento; Fernando Alexandre, Obiora; Ivanildo, Rui Pedro, Salli; Rafael Lopes.
O Benfica chega a este jogo num momento de enorme fragilidade e a precisar de dar uma resposta à altura. A equipa foi eliminada da Liga dos Campeões a meio da semana e nem o sonho da Liga Europa conseguiu adiar para a última jornada. No campeonato, a prestação tem sido diferente - para melhor. São o 2.º classificado, com 25 pontos, menos 1 que o Vitória de Guimarães, que lidera à condição pois já jogou. Antes da derrota na Rússia com o Zenit (1-0) da última quarta-feira, o Benfica tinha voltado às boas exibições e aos resultados gordos, diante do Moreirense (4-1), para a Taça de Portugal, na Luz. Para esta deslocação, Jesus não poderá contar com os lesionados Eliseu, Sílvio, Fejsa, Rúben Amorim e Sulejmani.
«O Benfica está sempre pressionado, desde que começa a época. Os objetivos foram traçados no início. O grande objetivo é o campeonato nacional. Gostávamos de estar na Liga dos Campeões. Se facilita? É menos uma competição. Na teoria pode facilitar, na prática não sei. Vamos tentar defender a conquista do título. Não é do título, é dos títulos.»
Benfica: Júlio César; Maxi Pereira, Luisão, Jardel, André Almeida; Enzo Pérez; Salvio, Talisca, Gaitán; Derley, Jonas.
São muitos os factores que me fazem acreditar num triunfo do Benfica nesta deslocação a Coimbra. Desde logo, a equipa de Jesus conheceu o seu destino de forma prematura nas competições europeias e isso obriga a uma reacção já no jogo seguinte. Mas não só isso. É que o Guimarães está em primeiro e as águias têm de ganhar para manter a liderança isolada e os pontos de distância para o FC Porto, o grande rival na luta pelo título este ano. Esta Académica é fraquinha, não me impressiona minimamente, prova disso foi a eliminação aos pés do modesto Santa Maria na Taça e até acredito que Paulo Sérgio esteja a caminho da saída, mais dia, menos dia. Ao contrário do que acontecia há um ano, esta Académica tenta jogar mais positivo e olhar nos olhos dos adversários e isso contra o Benfica poderá sair muito caro, ainda mais se o primeiro entrar cedo - ou mesmo na primeira parte. O próprio discurso de Paulo Sérgio, a retirar pressão dos seus jogadores mas ao mesmo tempo como que a arranjar já desculpas para uma eventual derrota («[...] mas sabendo que o caminho é longo e temos talento e competência para atingir nossos resultados.»), faz-me duvidar muito da capacidade da Académica criar dificuldades ao Benfica neste jogo.
Para reforçar, lembrar que com Jonas a equipa do Benfica é outra, ganha outra atitude e outra qualidade na fase ofensiva, que Talisca costuma aparecer bem no campeonato e, diante de Fernando Alexandre e Obiora poderá aproveitar eventuais situações de indisciplina que obriguem os jogadores a actuar de modo menos agressivo a partir de então e que a jogar fora o Benfica só perdeu em Braga e tem uma bela média de golos marcados.
:arrow: Benfica AH -2.0 @ 3.70 Bet365
:arrow: Benfica mais de 1.5 golos @ 1.70 Sportingbet