João Sousa vs Jerzy Janowicz
ATP Montpellier
Meia-final - 13h45
Depois de um bom Open da Austrália, o português João Sousa chegou a Montpellier com a missão de defender a presença na 2ª ronda obtida em 2014. Sousa fez muito mais do que isso. Está a ter uma semana extremamente feliz atingindo aqui mais uma meia-final num ATP 250, um feito único entre os jogadores lusos.
Esta semana Sousa começou por ultrapassar Lokoli, um fraco jogador francês, em apenas dois parciais. De seguida o cliente foi Kamke, o alemão foi mais forte no 1º set mas Sousa deu a volta vencendo por 2-1. Hoje o nº1 nacional eliminou Kohlshreiber numa excelente exibição da sua parte. Ele mandou no encontro quase do princípio ao fim e só jogou mal quando serviu tanto para fechar o 1º set como para GSM.
Janowicz também tinha pontos a defender neste torneio, mas a sua missão era mais complicada do que a português e só foi cumprida hoje. O polaco chegou aqui à meia-final em 2014 o que quer dizer que, eliminando o "tuga", Janowicz garante mais pontos do que os que alcançou no ano passado em Montpellier.
O polaco começou por eliminar Dustin Brown num jogo em que o alemão teve tudo para eliminar Janowicz, porém uma grande remontada viria a salvar o gigante nº44 mundial. Na 2ª ronda nova vitória por 2-1, desta vez frente a um jogador da casa, Benoit Paire. Finalmente hoje Janowicz eliminou mais um francês. Foi a sua única vitória por 2-0 neste torneio frente a Gilles Simon.
Se João Sousa me garantisse que amanhã iria repetir a exibição de hoje então eu assinaria já de cruz e colocaria a minha banca toda no português, mas como se sabe, no ténis o que hoje é verdade amanhã é mentira e Sousa é tudo menos estável. Depois de ter visto o jogo de hoje do nº1 nacional, fiquei com esperança numa mudança de atitude para esta época. Embora hoje ainda se tenha visto um João Sousa em algumas ocasiões bastante nervoso no court, nota-se que está a tentar melhorar e a manter-se mais frio durante os encontros.
Considero que o jogo de amanhã é um verdadeiro teste para o português. É aquele jogo que nos vai dizer, a nós que o seguimos e também a ele, se está ou não preparado para continuar a ir longe neste torneios e se o ténis dele é ou não suficientemente bom para conseguir ter, pelo menos chance, de vencer a qualquer tipo de jogador.
É que Sousa já enfrentou duas vezes Janowicz. No indoor de Valência em 2013 perdeu por 2-0 e no hardcourt outdoor de Winston Salem no ano passado perdeu apenas no tie break do 3º set.
Espero um bom jogo amanhã marcado pelo equilíbrio. Sousa vai continuar a ser agressivo e Janowicz continuará na mesma toada de sempre. Julgo que o português vai ganhar pelo menos um set e levará a partida até onde puder e assim sendo, vou no português mas com uma margem de segurança que me defenda de uma eventual derrota no 3º set.
A minha aposta: João Sousa +2,5 @ 2.06 na Betfair (10 unidades)