Evento: ATP 250 de Estoril – Albert Montanes X Gilles Muller
Data: 30-04-2015 – 17:00
Aposta: Albert Montanes 2-1
Odds: 3,9 (dhoze)
Jogo pela segunda ronda do ATP 250 de Estoril, disputado no saibro em território português, que coloca frente a frente o espanhol Albert Montanes e o luxemburguês Gilles Muller.
Apresentação dos jogadores:
Jogador: Albert Montanes
Nacionalidade: Espanha
Idade: 34 (26-11-1980)
Altura e Peso: 1,75 e 70 kg
Ranking Atual: 127
Melhor ranking na carreira: 22 em 02-08-2010
Valores em prêmios recebidos até hoje: $ 5,555,717
Valores em prêmios recebidos nesta temporada: $ 55,947
Vitórias\Derrotas nesta temporada: 5-4
Vitórias\Derrotas nesta temporada em nível de challengers e qualifyings: 3-5
Destaques nesta temporada: No saibro fez quartas no ATP 250 de Quito.
Principais vitórias nesta temporada: No saibro venceu Giraldo no ATP 250 de Quito, M Gonzalez no ATP 500 do Rio de Janeiro, Berankis no ATP 500 de Barcelona.
Maiores surpresas (jogos perdidos) nesta temporada: No saibro perdeu para Renzo Olivo no Challenger de Santo Domingo.
Ultimo torneio disputado: Vem do ATP 500 de Barcelona, onde perdeu na segunda ronda para Ferrer em dois sets.
Características de jogo
Piso de eleição: Prefere claramente o piso de saibro, caindo drasticamente de rendimento nas outras superfícies.
Perfil: Montanes é um daqueles casos que comprovam que talento não é tudo. Através de um jogo simples o espanhol conquistou seis títulos ATPS na longa carreira. Albert tem uma técnica bastante limitada, mas é bastante disciplinado e joga de forma simples, atuando por quase todo o tempo do fundo da quadra com muita luta e regularidade através de bolas altas e pouca agressividade. Quase nunca vai a rede, onde não tem um bom desempenho. Seu saque não assusta muito. Fisicamente já não agüenta tão bem jogos longos, visto que já passou dos 33 anos. Mentalmente é forte e focado.
Caminho percorrido até aqui no torneio: Venceu na 1ª rodada Martin Fischer por 6-4 4-6 6-3.
Jogador: Gilles Muller
Nacionalidade: Luxemburgo
Idade: 31 (09-05-1983)
Altura e Peso: 1,93 e 92 kg
Ranking Atual: 45
Melhor ranking na carreira: 34 em 16-02-2015
Valores em prêmios recebidos até hoje: $ 2,734,780
Valores em prêmios recebidos nesta temporada: $ 284,084
Vitórias\Derrotas nesta temporada: 11-8
Vitórias\Derrotas nesta temporada em nível de challengers e qualifyings: 3-1
Destaques nesta temporada: No piso duro fez quartas de final no ATP 250 de Chennai, semifinal no ATP 250 de Sydney, quarta ronda no Australian Open, quartas no ATP 500 de Rotterdam.
Principais vitórias nesta temporada: No piso duro venceu Groth, Chardy e Tomic no ATP 250 de Sydney, Bautista e Isner no Australian Open, Dimitrov e Goffin no ATP 500 de Rotterdam.
Maiores surpresas (jogos perdidos) nesta temporada: Sem derrotas surpreendentes até o momento.
Ultimo torneio disputado: Vem de Miami, onde perdeu na estréia para Darcis em três sets.
Características de jogo
Piso de eleição: Prefere de longe os pisos duros rápidos e a grama, jogando muito pouco no saibro, onde cai bastante de rendimento.
Perfil: Muller usa muito bem sua altura de 1,93 para servir, e sobe também bastante bem a rede. Já no que se refere a responder ao serviço adversário e trocar bolas do fundo da quadra tem bastantes dificuldades, pois sua movimentação é bastante falha, é um jogador um tanto pesado, e falta-lhe certa agilidade, preferindo então obviamente ser agressivo e tentar terminar rapidamente o ponto com pancadas fortes. Fisicamente é forte, e mentalmente é razoável.
Caminho percorrido até aqui no torneio: Venceu na 1ª ronda Frederico Ferreira Silva por 6-3 3-6 6-1.
Head-2-Head
Gilles Muller 1 X 0 Albert Montanes
2005 St. Poelten
Austria Clay R32 Muller, Gilles
6-2 RET Stats
Conclusão: Esta partida é uma das mais desniveladas em questões de tipos de piso em que ambos os jogadores atuam e se dão melhor, e a odd sofreu forte influencia por essa razão, visto que Muller é mais jogador que Montanes, especialmente neste momento da carreira de ambos. O espanhol é totalmente rato do saibro, e das 454 vitórias que tem na carreira (a contar ATPS, Challengers e futures), 405 foram na terra batida. Já Muller disputou apenas 8% dos seus jogos no saibro, com um registro de 51-48. O luxemburguês fez sua primeira partida no saibro em 2015 aqui em Estoril, vencendo o jovem convidado local Frederico Ferreira Silva em três sets. Já Montanes bateu o qualy Martin Fischer também em três parciais.
Montanes fez bons jogos em Barcelona, e aqui em Oeiras sente-se bastante bem, tendo já conquistado o titulo do torneio em 2010, além das quartas em 2012. Seu registro no torneio é de 17-6, o que é muito bom evidentemente. Muller não fez uma boa partida na estréia mesmo frente um adversário bastante inferior, e acredito que sentirá ainda mais dificuldades frente este experiente espanhol. Este saibro de Estoril é lento, o que ajuda bastante a Montanes e atrapalha muito Mullher, que é bastante dependente de seu serviço. Sendo assim, acredito no espanhol devolvendo bem e dominando os pontos no fundo da quadra para vencer a partida, no entanto acredito que Montanes vencerá em três sets, pois o espanhol não tem vencido seus jogos com facilidade e se Fischer lhe venceu um set, Muller também o pode fazer, mesmo no saibro.